terça-feira, 11 de agosto de 2009

Breve Divagação

O ser humano é complexo. Complexo em sua essência. Complexo em sua maneira de ver e pensar. Complexo nas suas reações. Complexo até mesmo na hora de tratar os sentimentos. Isso é normal. O mundo é complexo. A vida é complexa. O cosmos é complexo. As vezes é como se estivéssemos em um labirinto tentando reconhecer as migalhas que lançamos no caminho, num desejo louco de achar a saída. Outras vezes é como se fossemos náufragos à deriva, buscando refúgio em um único pedaço de madeira, solto das lembranças que temos. Isso sem falar naquela sensação estranha de perceber que nos perdemos quando tentamos nos encontrar. É o ciclo complexo das coisas. Elementos que tendem a retornar ao mesmo ponto de partida.

Existiria solução para tamanha realidade? Aprendi uma frase com uma "amiga" que diz assim: "O problema de ser demasiado profundo é que nem sempre a resposta está no fundo de um poço". Sempre tendemos a lançar-nos de cabeça no poço em busca de "respostas", quando na verdade, tudo está dentro de nós mesmos.

Sentimentos e lembranças são bichos estranhos de se entender. São criaturas difíceis de se domesticar. Quando estão na superfície do coração e da mente tornam-se tão leves que corremos o risco de perdê-los, como quando o vento sopra uma folha e a leva pra longe. Quando arraigados com raízes profundas, tendem a provocar feridas que nunca cicatrizarão, que doem, que machucam, que incomodam. E a dor, é uma dor que atinge a alma. Mas estes não são os mais complicados. Há aqueles que se escondem num lugar tão oculto, tão escuro que, passamos parte de nossas vidas sem nem ao menos percebê-los. Então um belo dia eles resolvem sair de seu esconderijo. E a força com que vem é tão forte, tão arrebatadora, se expande com tamanha rapidez, que ficamos sem reação; perdemos o controle de nossas próprias ações. Somos arrastados pela intensidade desses sentimentos e lembranças. Perdemos a racionalidade, o auto-controle, e nos deixamos ser conduzidos por este turbilhão insano.

Como reverter essa situação? Sinceramente não sei. O que sei é que se um dia criarmos algum mecanismo para que isto aconteça, correremos o risco de deixarmos de ser "humanos". Há uma singeleza no complexo. Ser humano é ser complexamente simples ou simplesmente complexo.

Há coisas que permanecerão muito tempo sem respostas, mas nunca perderão a beleza.

Um comentário:

  1. O mais interessante nesta complexa teorização é o fato de que embora assolado por dúvidas, medos, conflitos o ser humano busca mecanismos de defesa e, embora essa busca seja ardua ele sempre manterá como leme a Razão. Perfeito! Há no mundo criação mais inexplicável que o Homem?!
    Danda

    ResponderExcluir